domingo, 22 de dezembro de 2013

Elvis Presley - White Christmas

2013 vai chegando ao fim. Ano muito especial para mim, de muitas descobertas e novas experiências, apesar de algumas dores e perdas irreparáveis. De qualquer forma, acho que o balanço final é positivo. Agora, é hora de descansar e recuperar a energia para o próximo ano. E para encerrar o ano do blog em grande estilo, deixo vocês com um clássico do "Rei do rock", White Christmas.

A todos os leitores e leitoras do blog, amigos e amigas, boas festas e um excelente 2014! Ano que vem tem mais!



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Direito, justiça e esporte: a vergonha consumada

O Direito não é uma ciência exata. Longe disso. Fosse assim, não haveria necessidade de processos, advogados, teses, análise de dolo etc. bastaria um aplicador de penas e pronto. Não é assim, justamente porque o direito não se reduz à aplicação pura e simples da “letra fria da lei”. O Direito visa, acima de tudo, garantir a promoção da justiça. Mas, nem sempre a aplicação automática do que está escrito em um código jurídico significa necessariamente promover um julgamento justo. Até mesmo porque todo julgamento envolve uma disputa entre versões e narrativas empreendidas por lados muitas vezes desiguais (em poder econômico, influência, força etc.).

O caso da Portuguesa é um exemplo notório disto. O alegado erro do time paulista não a isenta de culpa. Poderia pagar uma multa ou começar o campeonato de 2014 com quatro pontos negativos. No entanto, penalizá-la com um rebaixamento, diante da evidente falta de dolo na escalação irregular de Héverton e, mais ainda, garantir, com isso, a permanência de outro time – notoriamente mais forte política e esportivamente – que não foi competente para fazê-lo dentro das quatro linhas, é de uma injustiça sem precedentes. Pois, mesmo que se alegue que, com aquele veredicto, tenha sido aplicada a “letra fria da lei”, fica claro que a decisão do campo, (que deveria ser) soberana no âmbito desportivo, foi convenientemente alijada pelos tribunais – ao preço do próprio sentido do Direito.

Ainda não temos certeza de quais serão os desdobramentos do caso. Provavelmente, a Portuguesa recorrerá de vergonhosa decisão (ao pleno do STJD, à Comissão Arbitral do Esporte, ou inclusive à justiça comum), podendo mudar a configuração do campeonato de 2014. O fato é que todos sabemos quais foram os clubes rebaixados, no campo, no campeonato Brasileiro de 2013. Se o Fluminense estiver presente na primeira rodada da série A de 2014, um legalista até poderá dizer que a lei foi cumprida. Jamais poderá dizer, porém, que a justiça foi feita.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Rapidinhas sobre os grupos da Copa

Muita água ainda passará por debaixo da ponte até o dia 12 de junho de 2014, quando Brasil e Croácia derem início à Copa do Mundo. Fase das seleções, eventuais cortes por lesão etc. Por isso, acho precipitado tecer um prognóstico mais minucioso sobre o torneio desde agora. Contudo, após o sorteio de ontem, algumas rápidas observações já podem ser feitas.

Seguindo a opinião quase unânime, também creio que o Brasil teve sorte e caiu em um grupo que, se não é “baba”, também está longe de trazer grandes dores de cabeça. O México, talvez o adversário mais perigoso, especialmente por seu retrospecto contra nossa seleção, se classificou aos 30 minutos da prorrogação. Camarões vive em meio a um ambiente turbulento e seu principal astro, Samuel Eto’o, já não é mais o mesmo. E a Croácia, classificada na repescagem europeia, não parece ter time para repetir o feito de 1998, quando chegou em terceiro lugar no mundial da França. Assim, imagino que não teremos problemas (7 a 9 pontos de previsão), ficando absolutamente em aberto a disputa pelo segundo posto.

O grupo B, que cruz com o do Brasil, sim, traz problemas. Pensando em oitavas de final, tanto Espanha quanto Holanda seriam paradas duríssimas, mesmo se ambas não estejam no mesmo nível de 2010, quando decidiram o Mundial, com vantagem para os espanhóis. De qualquer forma, seria jogo entre grandes, o que é sempre arriscado. Vale ainda lembrar que, em 2010, a Holanda também não era franca favorita e, quando pegou o Brasil... Por isso, não seria nada ruim que o Chile desbancasse uma das favoritas deste grupo, e nos enfrentasse no primeiro jogo eliminatório. Até porque, depois,a  tendência é só vir pedreira.

No mais, o critério adotado pela Fifa, que fez Colômbia, Bélgica e Suíça cabeças de chave, a meu ver, desequilibrou os grupos. O grupo D, sem dúvida, é o mais complicado, com três campeões mundiais (Uruguai, Itália e Inglaterra). Embora torcendo pela celeste, creio que os europeus tenham mais chances de se classificar. O grupo G, com Alemanha, Portugal e EUA também não será fácil. No mais, não creio que haverá grandes surpresas, e os grandes, como Argentina ou França, deverão passar em primeiro.

Por fim, já adianto que adoraria ver uma final (plenamente possível pelo chaveamento) entre Brasil e Argentina. Seria o coroamento dessa Copa que, todos esperamos, será uma das melhores de todos os tempos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vá em paz, Madiba!

Nelson Mandela era um daqueles homens imprescindíveis. Homens que transcendem seu tempo. Junto com Martin Luther King ou Malcom X, tornou o combate ao preconceito e a segregação racial uma tarefa universal. Sua morte, hoje, aos 95 anos, deixou o mundo todo de luto. Mas, certamente, Mandela se despede sabendo que seu exemplo e sua luta pela igualdade permanecerão vivos.

Vá em paz, Madiba!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homenagem a Pedro Rocha

Nunca vi Pedro Rocha jogar. No entanto, sempre que leio sobre a história do São Paulo, vejo seu nome em destaque. Pelé, por exemplo, disse se tratar de um dos cinco maiores jogadores de todos os tempos. Além disso, me lembro, desde pequeno, ouvir meu pai falando que o uruguaio era uma dos maiores jogadores que ele tinha visto jogar. Nota: meu pai é palmeirense.

Neste dia 02, Pedro Rocha faleceu, um dia antes de completar 71 anos. Segue uma pequena homenagem a um dos jogadores que fizeram do São Paulo Futebol Clube um dos maiores do mundo!