quinta-feira, 23 de abril de 2015

Veta, Dilma!

Ontem à noite, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4330, que universaliza a possibilidade de terceirização para todas as atividades. Sem meias palavras, esse projeto reduzirá direitos e salários (afinal, é preciso garantir o lucro das empresas intermediadoras) e ampliará o trabalho precarizado – em todos os níveis, em todas as áreas, independente da qualificação profissional de cada um. Trata-se, sem dúvidas, do maior ataque desferido contra a CLT desde sua criação, em 1943. Por isso, é errado dizer – como parte da imprensa o faz – que ontem houve derrota do governo, ou do PT. Não! A derrota foi de todas as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros!

Agora, o PL vai para a apreciação do Senado, e depois é encaminhado para sanção presidencial. Há algumas semanas, Renan Calheiros, presidente do Senado, disse que ali o projeto não seria aprovado. Mas, como a palavra de Calheiros não é nada confiável, e como os interesses dos senadores – em sua maioria, patrões – não destoa dos interesses dos deputados, resta à classe trabalhadora e à esquerda (todos os partidos, sindicatos, movimentos sociais) se unirem para ampliar o grito que vem ecoando desde que este PL foi desenterrado por Eduardo Cunha:

Veta, Dilma!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A reforma política como uma das respostas à crise

Depois de mais um retrocesso encaminhado com a aprovação na Câmara dos Deputados, na noite de ontem, do PL 4330, que universaliza as terceirizações, estimulando a precarização do trabalho, remeto os leitores e leitoras do blog a um artigo escrito a convite da editoria da revista Teoria e debate, publicado na última semana, com o título “A reforma política como uma das respostas à crise”.

Trata-se, na sequência de um texto que escrevi para o blog no último dia 24 de março, de uma breve reflexão da conjuntura atual, e a sugestão de algumas medidas que, a meu ver, o governo deveria adotar para sair das cordas em que se encontra – com ênfase, como o título do artigo denuncia, na reforma política. Afinal, a cada dia que passa, fica mais claro que ou Dilma age para recompor a base social que o elegeu, ou será devorada pelos “achacadores” do Congresso e da oposição – podendo, no limite, tornar-se “cúmplice” dos mesmos.

Leia o artigo aqui.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Muricy eterno!

Sobre Muricy, não podia deixar de registrar, tenho apenas duas palavras: muito obrigado!
Vá cuidar da sua saúde, porque sua história no São Paulo é eterna!

E quanto ao clube, bem, bom seria se nossos problemas se resumissem ao treinador...