terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre a vergonha de Guantánamo

As notícias divulgadas pelo site Wikileaks, nesta semana, com fichas de mais de 700 presos detidos em Guantánamo, dão uma dimensão de como os Estados Unidos tratam, transgredindo todas as convenções internacionais, a questão dos direitos humanos. Para quem não sabe, Guantánamo é uma prisão militar estadunidense que, desde 2002, integra a Base Naval da Baía de Guantánamo, na província também homônima, em Cuba.

O que o Wikileaks revelou, na verdade, é largamente conhecido pela comunidade internacional: centenas de presos de Guantánamo inocentes, encarcerados pelos motivos mais esdrúxulos (veja matéria abaixo) e mantidos em condições humilhantes,  "confissões" obtidas sob tortura, contradições de toda sorte, numa violação sem precedentes dos direitos humanos básicos. Quando eleito, Obama prometeu fechar a prisão. Voltou atrás em sua promessa, e agora defende essa verdadeira vergonha mundial.

Matéria sobre os dados divulgados pelo Wikileaks aqui (fonte: Portal Vermelho).
Link para a matéria completa no site do Wikileaks (em inglês) aqui.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Homengem a um gênio

Estivesse vivo, Charles Spencer Chaplin teria completado 112 anos no último dia 16. Nascido em Walworth, Londres, em 16 de abril de 1889, Chaplin faleceu em 25 de dezembro de 1977, tendo dedicado mais de 70 anos da sua vida ao mundo do entretenimento. Ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista, músico e financiador dos próprio filmes, Chaplin foi um pioneiro do cinema mudo, ao juntar mímica e comédia pastelão. Além de clássicos do cinema, como "Tempos Modernos", "O Garoto" e "Luzes da Ribalta" (esse último com uma trilha sonora maravilhosa, escrita pelo próprio Chaplin), Chaplin teve também várias frases e pensamentos marcantes. Aliás, por conta deles, o comediante foi praticamente expulso dos Estados Unidos em 1952, no auge do Macarthismo, sob a acusação de comunista (de fato, ele sempre teve posições políticas de esquerda). Em 1972, no entanto, acabou reconhecido pela academia, com um Oscar honorário pelo "efeito incalculável que ele teve em tornar os filmes a forma de arte deste século".

A seguir, destaco o trecho final de "O Grande Ditador", filme de 1940 (já na época do cinema falado), em que Chaplin faz uma sátira genial do nazismo, terminando o filme com esse discurso simplesmente fantástico. Para ver e refletir.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

No caminho certo

Em janeiro, escrevi um post (link aqui) falando sobre a incógnita que seria o SPFC em 2011. Passados três meses, é preciso reconhecer que o futuro que se abre ao time do Morumbi é bastante promissor. Luis Fabiano chegou cercado de expectativas, Lucas desabrochou e alguns jogadores, como Dagoberto e Carlinhos Paraíba, quase dispensados no início do ano, vivem ótima fase. O elenco se fortaleceu, Carpegiani encontrou a formação ideal e o time está confiante. Com as finais do Paulista se aproximando, bem como as oitavas da Copa do Brasil, o fato é que, hoje, dá para dizer que 2011 aparece bem melhor aos olhos da torcida tricolor. Temos tudo para levantar um caneco, ou até mais de um. Mas, independente de qualquer coisa, dá para afirmar que, ao menos, estamos no caminho certo.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filosofia voltará a ter livros didáticos distrbuídos na rede pública

Depois de 47 anos, a Filosofia voltará, na prática, a integrar o currículo do Ensino Médio. No próximo ano, as escolas da rede pública receberão, pela primeira vez desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu definitivamente a Filosofia das escolas públicas do país.

Desnecessário dizer a importância desse gesto. Não tenho dúvidas de que, se bem utilizada, a Filosofia poderá ser capaz de fornecer, tanto aos alunos, quanto também aos professores (de todas as áreas, diga-se de passagem), os instrumentos básicos para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, auxiliando ainda na compreensão de conceitos essenciais de nossa vida - e que são frequentemente negligenciados na formação escolar atual -, como ética, moral, política, lógica, individualidade, subjetividade e intersubjetividade. Assim sendo, não tenho dúvidas de que, com o decorrer dos anos, a Filosofia poderá, como é próprio ao caráter dessa área, colaborar de maneira decisiva na melhora de nosso padrão educacional e na formação integral de nossos jovens.

Fonte: Agência Brasil (link aqui).