quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Que venha 2011!

E 2010, como diziam os mais antigos (me incluo nessa), já foi pro beleléu. Depois da nostalgia que sempre toma conta de mim no período natalino, agora é hora de fazer um breve balanço do ano que acaba. Talvez esse post, sendo exclusivamente pessoal, não interesse a muita gente (ou a nignuém! rsrs), mas de qualquer forma...vamos lá!

Este ano, pessoalmente, foi marcado por altos e baixos, como vocês verão. Meu problema crônico de respiração melhorou consideravelmente (embora não de todo, pois deveria ter voltado mais uma vez ao médico) após um tratamento eficiente no meio do ano. Pode parecer bobagem, mas só quem perdeu muitas noites de sono por causa disso sabe o que é. E, ainda no quesito "saúde", continuei minha vida de atleta amador, caminhando e correndo e seguindo a canção rsrs. Este ano fui, com a Angelica, padrinho de casamento do meu primo. Experiência inédita. Além disso, foram duas viagens, digamos, "prá valer". Uma em outubro, para Águas de Lindoia, para participar do encontro nacional da pós em filosofia. A primeira, exclusivamente a passeio, foi no carnaval, com a Angelica (e amigos), quando voltei à praia depois de quase dois anos, o que é sempre prazeroso - ainda mais quando se acabou de escrever a dissertação, e se está naquela expectativa pela defesa. De fato, o primeiro grande (e inesquecível) momento de 2010, para mim, foi receber o título de mestre, e, em seguida, iniciar o doutorado. Contudo, para ser sincero com vocês, confesso que nem sempre consigo entender o real significado, nem o efetivo alcance desses feitos. Às vezes, parece que apenas estou fazendo uma outra graduação rsrs. Como já disse em outra oportunidade, não me soa ainda muito natural dizer que sou mestre em seja lá o que for (de bom). Tampouco que faço um doutorado. Tá que isso, no fundo, são apenas títulos, ser "mestre" ou "doutor" em algo vai muito além desses diplomas, mas não deixa de ser engraçado, quando tenho que dizer o que faço para alguém, sentir que a pessoa me olha meio ressabiada, sabe, como se estivesse pensando "Doutorado, você? nessa idade? com essa cara? Sei...". Além disso, neste ano comecei, também, uma nova graduação, à distância (em filosofia, como minha pós), o que foi motivo de certa desconfiança para mim, no começo. Sabe como é, curso não presencial, faculdade privada, católica etc. Agora me sinto mais adaptado, mais motivado, embora sempre que estou sem grana (isto é, todo final de mês) pense que poderia usar o dinheiro da mensalidade em outras coisas.

Uma das melhores lembranças que tenho deste ano, foi que, no primeiro semestre, a Angelica fazia aulas de inglês às segundas e quartas à tarde. Às quartas eu também tinha aula, e ao sair da universidade, ia me encontrar com ela, basicamente para jogar conversa fora antes que a aula dela começasse. Talvez um fato como esse seja um mero detalhe, mas como acredito que a felicidade está nos detalhes...

Um dos grandes problemas de 2010, para mim, foi ter ficado vários meses sem renda, já que minha bolsa de doutorado só começou em setembro. Além de dar uma desanimada (costumo dizer que “entrei” mesmo no doutorado quando recebi a primeira parcela da bolsa), isso me acarretou alguns problemas financeiros significativos (por exemplo, acabou com uma pequena poupança que tinha conseguido ao longo do mestrado) que ainda se fazem sentir. Para piorar, a Angelica (será que ela vai ficar brava de também ser lembrada assim? rsrs) atravessava uma fase difícil “existencialmente” falando – mas que finalmente parece ter terminado com o novo emprego dela – e, sem poder fazer muita coisa, me sentia ainda pior. De fato, nunca é bom ver alguém que a gente ama passando por maus momentos, principalmente quando não temos muitos meios para ajudar. Por sorte, isso em nada interferiu no nosso relacionamento. Ou melhor, só ajudou a fortalecê-lo. Mas, retornando, ao problema anterior, quando, enfim, voltei a ter renda, e as coisas pareciam voltar aos trilhos, uma série de probleminhas indesejáveis acabou por estragar um pouco meu final de ano. Mas, bola pra frente.

Quer dizer, "bola" não. Em termos futebolísticos, 2010 foi uma desgraça para mim. O São Paulo mal das pernas como há muito não se via, com raríssimos momentos de inspiração (eu me lembro de três jogos decentes em todo o ano!). A Copa do Mundo, bem, vocês sabem como foi (prá mim, só valeu pelo fato de colecionar mais um álbum de figurinhas! rsrs)... só mesmo o inesquecível “centernada” do Corinthians, com a precoce eliminação na Libertadores, e a crise sem fim do Palmeiras para fazerem a gente rir um pouco.

Mas o fato que “salvou” o ano, em termos gerais, foi mesmo a política. Aliás, dando uma olhada no arquivo do blog, percebi que, depois da eleição da Dilma, não havia mais tocado nesse assunto diretamente. Pois bem, acho que é um bom momento. Se, por um lado, é preciso admitir o fato de que não ter mais o Lula como presidente a partir de 1º de janeiro será estranhíssimo, e poderia ser um motivo concreto de preocupação, por outro, os primeiros passos da nova presidenta me deixaram otimistas, pois confesso que estava temeroso em relação à escolha dos novos ministros. Para o bem de todos, e felicidade geral da nação, Dilma não se rendeu à pressão dos “aliados”, e compôs um ministério, no geral, comprometido com uma linha progressista e desenvolvimentista, voltada para o bem-estar social. Claro, eu mudaria um nome aqui, outro acolá, mas, no geral, foram boas escolhas, o que abre uma ótima perspectiva para o país no(s) próximo(s) ano(s).

Finalmente, como não poderia deixar passar, 2010 foi o ano que comecei esse blog, desejo já antigo que eu finalmente consegui realizar. Os muitos elogios recebidos até aqui, em número muito maior do que eu poderia imaginar em tão curto tempo, e ainda por cima vindo por leitores de todo tipo, isto é, que visitam esse espaço com interesses diversos, me deixaram muitíssimo feliz. Isso para não falar do número sempre crescente de visitas. A todos vocês, meu muito obrigado! E espero, de verdade, que no ano que vem o blog possa melhorar ainda mais. Com efeito, são apenas seis meses escrevendo aqui, e ainda tenho muito que aprender sobre essa nova ferramenta de comunicação, bem como, e acima de tudo, sobre esse troço meio enigmático, mas definitivamente maravilhoso, que é a nossa própria vida. Afinal, é disso que o blog trata...

Bom, para não cansá-los ainda mais, encerro com o meu mote nessa época do ano. Não importando o que aconteceu até aqui, desejo para todo mundo que 2011 seja, em todos os sentidos, melhor do que 2010! Um grande abraço e bom ano a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário