sexta-feira, 6 de julho de 2012

A aposta


A contratação de Ney Franco é, naturalmente, uma aposta da diretoria do São Paulo. E, como toda aposta, sujeita a inúmeros riscos. Portanto, não é exagero dizer que é preciso desconfiar. Em primeiro lugar, porque precisará de tempo, já que o time, embora conte com alguns bons nomes, está uma lástima. Seu contrato vai até o final de 2013. Embora, na prática, isto não signifique nada no futebol brasileiro, ao menos em teoria, sugere que a diretoria quer um trabalho mais longo de Ney, que “confia” nele, diferentemente do que ocorreu na chegada de Leão. Contudo, não sendo um daqueles treinadores “para-choque”, como Muricy ou Felipão, isto é daqueles técnicos que, por seu currículo, são capazes de segurar um período de vacas magras, Ney precisará de respaldo da diretoria até conseguir acertar minimamente a equipe, o que pode sequer ocorrer em 2012. O mesmo respaldo, aliás, dado pela diretoria corinthiana a Tite, após a eliminação da Libertadores diante do Tolima no ano passado, que possibilitou a conquista alvi-negra deste ano. Ocorre que apoio a técnicos é algo que a diretoria, especialmente o presidente (?) Juvenal Juvêncio, não tem oferecido. Muito pelo contrário.

Além disso, é fato que Ney carece de um grande trabalho à frente de uma equipe do tamanho do São Paulo, para poder alcançar o patamar de técnico de ponta. Num clube mais organizado, talvez tivesse seu trabalho facilitado. Mas, no atual momento do SPFC, terá uma dificuldade a mais. A pressão por títulos, certamente ampliada depois dos recentes sucessos dos rivais, somada ao desastre da administração JJ, podem fazer Ney Franco balançar mais do que deveria. Aí, voltamos ao primeiro ponto. Se não tiver respaldo explícito da diretoria, Ney pode não aguentar, fazendo o São Paulo perder mais tempo ainda para se reestruturar e voltar a sonhar alto.

No entanto, é preciso reconhecer que Ney é um cara sério e estudioso. Sabe trabalhar com jovens, e arma bem suas equipes, não sendo retranqueiro. Por isso, insisto: mais do que qualquer outro fator, o sucesso de Ney depende diretamente da forma pela qual Juvenal e seus asseclas se comportarão nos inevitáveis momentos de derrota – que, dado o panorama atual do time, podem sim se prolongar por mais tempo do que o desejado, sem que isso seja culpa do novo treinador. Diante disso, entendo que uma vaga na Libertadores 2013 seria fantástico. Mas, caso não a consiga, isso não deve significar o fim do mundo. O time está um caos, e Ney não poderá reverter isso da noite para o dia. A avaliação deve ser em cima do trabalho no dia a dia, não apenas dos resultados.

Enfim, nos resta aguardar os primeiros passos de Ney à frente do SPFC e torcer pelo seu sucesso. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário