segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"Rolezinho", apartheid social e o grito da periferia


Desde o final do ao passado, o fenômeno dos “rolezinhos” nos shopping centers brasileiros tem causado polêmica. A princípio, nada de mais: um grupo de jovens que marca encontros para passear naqueles espaços, cantar e se divertir. O problema surge porque este grupo de jovens tem características que o afasta daquele que, até pouco tempo, era considerado o “público” dos shoppings: são negros, de periferia, com moda, estética e linguajares próprios.

Mesmo, em nenhum caso, não tendo feito nada que justificasse qualquer temor a priori, o medo se instalou entre (grande parte d)os frequentadores e comerciantes. No último final de semana, alguns shoppings de São Paulo conseguiram uma liminar impedindo a entrada de jovens em grupo “desacompanhados” e, ainda, ficando aptos a multar em 10 mil reais quem transgredisse a norma. Institucionalizaram, assim, uma nova e vergonhosa forma de apartheid social.

É verdade que, por definição, o shopping é um espaço de exclusão. No entanto, as transformações econômicas e sociais do último período fizeram com que uma parcela da sociedade que não tinha acesso a esses espaços, começasse a frequentá-los. O resultado tem sido semelhante àquele observado em aeroportos, faculdades ou outros locais até então “exclusivos” de determinados setores de nossa sociedade: um incômodo profundo e mal-disfarçado devido à presença de “estranhos”. A grande sacada do rolezinho foi escancarar abruptamente (com ou sem a intenção de seus participantes, não importa) esse mal-estar, revelando, no mesmo gesto, sua origem: o preconceito social e racial enraizado em nossa sociedade, em particular, em nossa elite e em setores da classe média.

Quando adentram os shoppings, cantando suas músicas, vestindo-se a seu modo (e, porque não tem qualquer interesse para a análise deste fenômeno, não está aqui em questão qualquer juízo sobre a “qualidade” ou não das músicas, das roupas, da linguagem etc.), esses jovens denunciam, igualmente, algo que muitas vezes, de tão habitual, não nos damos conta: a profunda “privatização” de todos os domínios de nossa vida, em especial, do espaço público das cidades, cada vez mais transferido à esfera privada e, por conseguinte, criador de cenários crescentemente excludentes, com os quais todos tendem a se acostumar – por isso, achando normal que cada setor da sociedade tenha seu lugar próprio, seu gueto; de preferência, na visão dominante, que os antagonistas sociais estejam o mais afastado possível uns dos outros.

Deflagra-se, assim, um movimento em completo descompasso com aquele de inclusão econômica que estes jovens e suas famílias vivenciaram nos últimos tempos. A contradição torna-se, então, insustentável. Mas, dado aquele preconceito latente, não surpreende que a “solução” de nossa elite seja reagir de forma a expurgar essa contradição, afastá-la de modo autoritário, e não tentar resolvê-la democraticamente.

Ora, o grito desses jovens é, no fundo, a justa manifestação por espaço – pelo espaço que, como sociedade, não damos, nunca demos, e que, agora, eles legitimamente vêm cobrar. No mesmo tom, nos evidenciam como as transformações culturais, de consciência e percepção de mundo, são mais lentas e difíceis de serem construídas do que aquelas restritas ao âmbito material.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, tenho que rir, shopping é um lugar PRIVADO, a grande parte desses jovens que vão dar um rolezinho no shopping vão lá pra INFERNIZAR a vida dos outros, sim, infernizam, pessoas ficam com medo deles, pq se eles quiserem dominar e roubar todo mundo eles conseguem, e não vem falar que shopping é lugar de exclusão pq eu sempre vi pessoas de favelas, pobres, etc, frequentando shopping, cinemas, lojas, e eu sou pobre tbm, e nunca fui barrada, sempre frequentei esses lugares, sendo que a maioria do pessoal do rolezinho são ''boyzinhos'' querendo pagar uma de ''malandrinho''. Vc viu o que aconteceu com os policias civis que foram proibir CRIANÇAS de 14 anos que estavam consumindo bebidas alcoólicas? Sendo que pela Lei nº 14.592 que ''Proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, e dá providências correlatas'' . Eles quase mataram o policial, esses são as pessoas ''pessoas de bem''? E qualquer pessoas que olhar torto pra eles, eles podem fazer o mesmo que fizeram com o policial, sei que não são todos, mas a maioria. Não queira defender os pobres e oprimidos se tornando um cego...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, começando pelo fim: abusos podem acontecer em qualquer lugar. Usar um caso para generalizar um fenômeno social, me parece cientificamente equivocado, para dizer o mínimo. Além disso, embora o shopping seja um lugar privado, pela lei, é proibido discriminar qualquer consumidor (e, quem está no shopping, ou se dirigindo a ele, é consumidor em potencial), por qualquer motivo que seja. Além disso, duvido que 2000 playboys brancos, com carteirinha da USP, e cantando músicas em inglês, causariam medo e pânico a priori. A reação a esses rolezinhos escancaram, para mim, o profundo preconceito que existe em nossa sociedade. Demonstram, inclusive, que não precisa ser rico para internalizar esse preconceito. No mais, mesmo discordando, agradeço a opinião.

      Excluir