quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vai começar a Copa! Quem vence?

E amanhã começa a Copa do Mundo no Brasil! Desde a fase final de preparação das seleções, essa Copa tem sido um espetáculo. A saída das seleções de seus países, a recepção entusiasmada por parte dos brasileiros, a curtição de jogadores de vários países com o clima, a torcida e as tradições locais – que já geraram imagens inéditas e insólitas, como a dos alemães uniformizados e cantando o hino do Bahia, ou os holandeses jogando frescobol na praia – são uma amostra do que está por vir. Sem dúvidas, e em que pese os inegáveis problemas em sua preparação, essa Copa promete!

Mas, como o principal da Copa é a bola rolando, e como não poderia deixar de ser, este blog também arrisca, humildemente, alguns palpites sobre os resultados esportivos.

Sem qualquer “pachequismo” (e quem me conhece sabe que não tenho vocação para isso), entendo que o Brasil é o grande favorito à conquista da taça. Não apenas pelo bom futebol que vem demonstrando desde a Copa das Confederações, pela sólida defesa, um meio campo forte e com bons jogadores e um bom ataque com Fred e, sobretudo, Neymar, mas pela soma de diversos e já conhecidos fatores: dono da casa, apoio da torcida, desfalques importantes em alguns concorrentes, estrela de Felipão.... Num segundo grupo, colocaria Argentina, Alemanha e Espanha, nesta ordem. Aliás, seria um coroamento para o futebol que esta Copa tivesse Brasil e Argentina na final. Na sequência, listaria Itália, França, Inglaterra, Holanda e Uruguai como seleções que podem ir longe, mas com poucas chances de título. Há também as candidatas a surpresa, que invariavelmente aparecem e chegam até as semi-finais. Bulgária em 1994, Croácia em 1998, Turquia em 2002, Portugal em 2006, Uruguai em 2010. Creio que Bélgica e Chile, podem cumprir este papel. Talvez a Bósnia também possa se candidatar a essa vaga, bem como Portugal, a depender das atuações de Cristiano Ronaldo.


Como se vê, nada de muito diferente da opinião corrente. Mas, o que mais importa, é que a qualidade do espetáculo seja de alto nível, como todos esperamos e merecemos. Repito: essa Copa promete – e muito. Não apenas grandes imagens, mas, sobretudo, grandes jogos e fortes emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário