quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A hora de Serra mostrar a cara

Nesta quinta, 05/08, às 22 horas, na Band, teremos o primeiro debate entre os candidatos à presidência. Estou curioso para ver como o Serra se comportará. Não tenho dúvidas que o candidato tucano acreditou, lá atrás, que chegaria a esse debate com vantagem sobre a candidata do PT. Não esperava que, antes mesmo de a campanha na TV começar (e, consequentemente, de a figura de Dilma associar-se ainda mais à de Lula), já tivesse que partir para o ataque, buscando reverter um quadro que, a continuar como está, pode dar vitória à candidata governista ainda no primeiro turno.

Conforme eu disse em posts anteriores (links aqui e aqui), o desespero nos bastidores da campanha já começou. E, todos os dias, brotam notícias de antigos aliados que estão omitindo que apóiam Serra para presidente. Querem salvar seus votos do naufrágio da candidatura serrista. O último foi o líder da oposição no Senado, Arthur Virgílio, que tenta desvincular sua imagem da do candidato à presidência pelo seu partido. Isso para não falar de seu língua-de-aluguel, o "conspirador da elite" Diogo Mainardi, que, condenado na Justiça por conta da verborragia destilada contra o jornalista Paulo Henrique Amorim (e, segundo o próprio Mainardi, tendo "medo de ser preso"), resolveu fugir do país.

De qualquer forma, o fato é que, até agora, Serra tentou blindar-se de todas as maneiras: antes, falava que não era candidato, quando todos sabiam que era. Buscava se resguardar. Uma vez iniciada a campanha, não faz comícios, corpo a corpo, e deixou para seu vice (ou mesmo para FHC) fazer o “jogo sujo” das críticas a Dilma, a Lula e ao PT.  Só aparece em entrevistas nas quais já sabe de antemão as perguntas, e nas quais sabe que não terá réplica do entrevistador. Enquanto isso, a candidata petista viaja o Brasil expondo suas ideias e propostas, dando ao eleitor a chance de conhecê-la, e conhecer seu projeto para o país. Mas, nesta quinta, será a vez de Serra – finalmente – mostrar sua cara. Que, como vocês já podem imaginar, não deverá ser das melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário