domingo, 17 de julho de 2011

1 ano de blog

Pablo Neruda, certa vez, disse que “escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias”. Quando se é Pablo Neruda, deve ser mais fácil colocar as ideias entre uma letra maiúscula e um ponto final. Quando não...

Brincadeiras à parte, o fato é que escrever é uma tarefa ao mesmo tempo muito prazerosa, mas muito difícil. Eu sempre gostei de escrever, e sempre acreditei que meu futuro estaria ligado a essa arte. Sempre sonhei em poder ganhar a vida escrevendo (até porque, não sou muito hábil para outras coisas rsrs). Só não sabia o que eu escreveria! Descobri que gosto de tantas coisas, que seria impossível, para mim, passar o resto da vida, por exemplo, escrevendo apenas artigos técnicos de filosofia ou de alguma outra área acadêmica.

Por isso, já alguns anos, motivado pelo boom de espaços públicos na Internet, comecei a cogitar a ideia de dar início a um blog com conteúdo plural. No entanto, como também não gostaria de ter um espaço com atualizações esporádicas, demorei muito para colocá-lo na rede. Tinha o compromisso, para comigo mesmo, de criar uma página na qual eu pudesse colocar tudo o que penso e sinto, mas com alguma regularidade. Até para poder desenvolver minha capacidade de transmitir ideias e sensações para além das amarras das regras da ABNT, ou da cientificidade das revistas especializadas.

E há exatamente um ano, depois de relutar por tanto tempo, consegui iniciar esse blog. Confesso que, às vezes, não é fácil. Não só porque me cobro a atualizá-lo com alguma frequência, mas porque dar vazão a pensamentos, sentimentos e emoções publicamente, sobre assuntos tão diversos, requer uma dose de coragem, esforço e paciência. Mas, até aqui, tem sido uma experiência fantástica! E, por isso mesmo, gostaria de agradecer a todas e todos que apoiaram minha ideia (a Angelica em primeiro lugar, que me incentivou desde o início a começar), que passaram alguma vez por aqui, que deram uma palavra de incentivo, ou teceram alguma crítica construtiva. O número de acessos (quase 7000 em um ano) superou – e muito – minha expectativa. Só tenho, portanto, a agradecer, e convidar a todos que voltem aqui mais vezes. O espaço também é de vocês!

4 comentários:

  1. olha só! achei outro blogueiro! ^^

    vou topar com as suas coisas filosóficas da vida por aqui, sim!
    Depois dá uma olhada nesse:
    www.umaespeciedevagueza.blogspot.com
    mais do mesmo! outras dificuldades de escrita... hehe

    falou, Vinícius!

    ResponderExcluir