quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais um passo na integração latino-americana

Amanhã, mais um importante passo na consolidação do processo de integração latino-americana, potencializado após a onda de governos progressistas que começou a tomar conta do continente a partir dos anos 2000, será dado. Solenemente ignorada pela mídia, a Venezuela recebe, nesta sexta e sábado, a primeira reunião da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Este organismo reunirá, pela primeira vez na História, chefes-de-estado de 33 países da região. As únicas – e propositais – exceções serão os EUA e o Canadá. Sua missão pode ser resumida nas seguintes palavras, presentes na Declaração de constituição da comunidade, em 2010: o objetivo da CELAC é reafirmar “a necessidade de realizar esforços, com nossos povos, que nos permitam avançar na unidade e na integração política, econômica, social e cultural, avançar no bem estar social, na qualidade de vida, no crescimento econômico e promover nosso desenvolvimento independente e sustentável, sobre a base da democracia, da igualdade e da mais ampla justiça social”.

Nesta primeira reunião, capitaneada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, a previsão é de que os temas ambientais e energéticos serão conformados às questões sociais num documento político, que também contará com a defesa da democracia, com o intuito de proteger os países membros de golpes de Estado e outras manobras anticonstitucionais.

Num momento de grave crise do capitalismo (e, no limite, de nossa própria existência), de recessão em vários dos países europeus e nos EUA, a CELAC, avançando na multi-polaridade, na fraternidade e na luta comum dos povos latino-americanos, pode configurar um polo de construção mais efetiva e aprofundamento de alternativas pós-neoliberais e antiimperialistas, mais do que nunca necessárias para a superação do sistema hegemônico vigente. Aguardemos, confiantes, os próximos passos.

Site Oficial: http://www.celac.gob.ve/
Acompanhe a CELAC ao vivo aqui
Twitter: @CelacVenezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário