sábado, 24 de dezembro de 2011

Silvio Rodriguez - Canción de Navidad

Para celebrar esta data, deixo vocês com uma belíssima canção do cubano Silvio Rodriguez.
Feliz Natal a tod@s!!!






Canción de Navidad

I
El fin de año huele a compras,
O final do ano cheira a compras,

enhorabuenas y postales
parabéns e postais

con votos de renovación;
com votos de renovação;

y yo que sé del otro mundo
e eu, que sei de outro mundo

que pide vida en los portales,
que chama para vida nos portais

me doy a hacer una canción.
a ele faço uma canção

La gente luce estar de acuerdo,
As pessoas parecem concordar

maravillosamente todo
todos lindamente

parece afín al celebrar.
parecem afim de celebrar.

Unos festejan sus millones,
Alguns festejam seus milhões

otros la camisita limpia
outros a camiseta limpa

y hay quien no sabe qué es brindar.
e há os que não sabem o que é brindar.

Refrão:
Mi canción no es del cielo,
Minha cancção não é do céu,

las estrellas, la luna,
das estrelas, da lua,

porque a ti te la entrego,
porque a entrego para você

que no tienes ninguna.
que não tem nenhuma.

Mi canción no es tan sólo
Minha canção não é, tampouco,

de quien pueda escucharla,
de que possa escutá-la

porque a veces el sordo
porque às vezes o surdo

lleva más para amarla.
tem mais motivos para amá-la

II
Tener no es signo de malvado
Ter não é signo de maldade

y no tener tampoco es prueba
e não ter tampouco é prova

de que acompañe la virtud;
de que a virtude acompanha;

pero el que nace bien parado,
mas aquele que nasce numa boa posição

en procurarse lo que anhela
para adquirir o que deseja

no tiene que invertir salud.
não precisa gastar sua saúde.

Por eso canto a quien no escucha,
Por isso cantos a quem não ouve

a quien no dejan escucharme,
a quem não deixam me ouvir

a quien ya nunca me escuchó;
a quem nunca me ouviu;

al que su cotidiana lucha
àquele que em sua luta cotidiana

me da razones para amarle
me dá motivos para amá-lo

a aquel que nadie le cantó.
àquele que ninguém cantou.

Refrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário