terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nasce a CELAC

Ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro na capital venezuelana, Caracas, a primeira reunião da CELAC (ver post abaixo). Como vale sempre ressaltar, é um dos passos mais ousados no processo de integração latino-americana e luta contra o imperialismo, porquanto, pela primeira vez na história, todos os países da região se reuniram para decidir seu destino sem a presença (logo, a tutela) dos EUA (e do Canadá), baseados nos princípios de cooperação mútua, solidariedade e justiça social para os povos da região - ou seja, os ideais de Simón Bolívar e dos principais libertadores do continente.

Pude acompanhar, pela internet, a fala de diversos mandatários, inclusive a da presidenta Dilma. Em geral, os discursos foram muito bons. Todos centrados na busca por uma unidade que não sufoque, mas, pelo contrário, seja capaz de respeitar as diferenças de cada país, inclusive no que diz respeito ao posicionamento ideológico de cada governo – o que, obviamente, não é fácil. Contudo, quais serão os desdobramentos práticos, e se esse processo, em curso desde a década passada, irá se aprofundar ainda mais, só com o tempo saberemos. A intenção explícita é essa. Por ora, o que temos, concretamente, é uma declaração geral (intitulada Declaração de Caracas), um plano de ações para o próximo ano, um estatuto preliminar e uma série de moções, a mais importante delas em defesa da democracia na região, condenando qualquer tentativa de golpe na região, inclusive com sanções e, no limite, com a exclusão da Cúpula de algum país que, porventura, ferir suas regras constitucionais. Isso para não falar no já tradicional pedido de fim do bloqueio estadunidense a Cuba.

Abaixo, o link do Ministério de Relações Exteriores do Brasil com os principais documentos que saíram do encontro. Também ficou decidido que, no ano que vem, a CELAC se reunirá no Chile (que, portanto, assume a presidência pro-tempore do órgão), em 2013 em Cuba e, em 2014, na Costa Rica.

Principais documentos aprovados pela CELAC aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário