sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

O blog Filosofia e coisas da vida deseja a todos amigos e leitores:
















Muitas felicidades, alegria, saúde e paz!

Pessoalmente, depois de mais um belo ano, de conquistas e novidades, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, o ano de 2012 tem tudo para tornar-se um ano inesquecível, de grandes mudanças, e que marcará definitivamente minha união com uma pessoal super especial!

E ano que vem, continuaremos por aqui, escrevendo, analisando, refletindo e nos divertindo.
Até 2012!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Silvio Rodriguez - Canción de Navidad

Para celebrar esta data, deixo vocês com uma belíssima canção do cubano Silvio Rodriguez.
Feliz Natal a tod@s!!!






Canción de Navidad

I
El fin de año huele a compras,
O final do ano cheira a compras,

enhorabuenas y postales
parabéns e postais

con votos de renovación;
com votos de renovação;

y yo que sé del otro mundo
e eu, que sei de outro mundo

que pide vida en los portales,
que chama para vida nos portais

me doy a hacer una canción.
a ele faço uma canção

La gente luce estar de acuerdo,
As pessoas parecem concordar

maravillosamente todo
todos lindamente

parece afín al celebrar.
parecem afim de celebrar.

Unos festejan sus millones,
Alguns festejam seus milhões

otros la camisita limpia
outros a camiseta limpa

y hay quien no sabe qué es brindar.
e há os que não sabem o que é brindar.

Refrão:
Mi canción no es del cielo,
Minha cancção não é do céu,

las estrellas, la luna,
das estrelas, da lua,

porque a ti te la entrego,
porque a entrego para você

que no tienes ninguna.
que não tem nenhuma.

Mi canción no es tan sólo
Minha canção não é, tampouco,

de quien pueda escucharla,
de que possa escutá-la

porque a veces el sordo
porque às vezes o surdo

lleva más para amarla.
tem mais motivos para amá-la

II
Tener no es signo de malvado
Ter não é signo de maldade

y no tener tampoco es prueba
e não ter tampouco é prova

de que acompañe la virtud;
de que a virtude acompanha;

pero el que nace bien parado,
mas aquele que nasce numa boa posição

en procurarse lo que anhela
para adquirir o que deseja

no tiene que invertir salud.
não precisa gastar sua saúde.

Por eso canto a quien no escucha,
Por isso cantos a quem não ouve

a quien no dejan escucharme,
a quem não deixam me ouvir

a quien ya nunca me escuchó;
a quem nunca me ouviu;

al que su cotidiana lucha
àquele que em sua luta cotidiana

me da razones para amarle
me dá motivos para amá-lo

a aquel que nadie le cantó.
àquele que ninguém cantou.

Refrão

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A história sendo escrita

Decidi esperar um pouco para escrever sobre a final do Mundial de Clubes do último domingo, para evitar qualquer avaliação elaborada no calor do momento, no êxtase provocado pelo futebol do Barcelona. Acho que não consegui. Marx dizia que não se julga uma época pela opinião das pessoas que viveram naquela época, pois faltaria a elas, naturalmente, perceber a dimensão e as consequências que são atos causariam. O bom e velho “olhar distanciado”, que permite compreender retrospectivamente, de maneira mais profunda e “racional”, menos “emocional”, o que se passou. Na maioria dos casos, isso se aplica perfeitamente, sobretudo em domínios como a política ou a economia. Mas, às vezes, é possível se afirmar, mesmo sem o devido distanciamento histórico, que estamos diante de um fato que claramente “entrará para a história” e, certamente, terá um impacto duradouro em determinada área da vida social, ou mesmo em toda ela. No caso do futebol, entendo que vivemos algo assim. Talvez ainda esteja tocado pelo que vi nos últimos tempos. Mas, de qualquer forma, não poderia deixar de escrever algumas linhas, mesmo que seja para renegá-las ou redimensioná-las mais tarde.

É difícil acrescentar alguma adjetivação ao futebol do Barcelona que já não tenha sido elencada nos últimos tempos e, no caso brasileiro em particular, desde o último domingo às 10h30min, mais ou menos quando o baile do time catalão sobre o Santos terminou. Aliás, é preciso registrar: precisou que o Barcelona massacrasse o time mais badalado do país para que uma parte da imprensa e da torcida finalmente entendesse a dimensão do que estamos vivenciando neste esporte. Na minha opinião, resumiria simplesmente como revolucionário.

Se houvesse justiça ou lógica no futebol, o Barcelona seria campeão de tudo por alguns anos ainda. Como não há (em geral, ainda bem!), perderá jogos e títulos. E é provável que, na primeira derrota, alguém diga “Ta vendo? não é mais o mesmo”, “Antes dava sorte!” etc. Ou seja, aqueles absurdos de sempre, de quem se nega a enxergar o óbvio. Para mim, o fato é que estamos diante da história do futebol sendo escrita e, neste caso, o monopólio de um clube seria mais do que bem vindo para quem aprecia o esporte e quer vê-lo cada vez melhor, o que significa, praticamente: é preciso que os clubes, dentro de suas particularidades e limitações, se inspirem, um pouquinho que seja, nas aulas dadas pelos comandados de Pep Guardiola. Mesmo esse pouco, num momento em que o futebol anda tão centrado na marcação, na velocidade, na força física, já faria um bem danado a todos que amamos este esporte. Aliás, quem sabe, sendo um pouco mais utópico, a ideologia do belo futebol do Barcelona não poderia influenciar também a renovação e o arejamento de outras esferas de nossa sociedade e de nossas vidas, tão carentes de alguma beleza e esperança?

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

São Paulo: aniversário e reflexão

Hoje, o São Paulo Futebol Clube celebra mais um aniversário. Se sua história é um motivo de orgulho para todo torcedor, o fato é que o ano de 2011 não tem praticamente nada que merecesse alguma comemoração, exceto os recordes batidos por Rogério Ceni. Não é tempo de festa para os lados do Morumbi, mas de reflexão. Reflexão que não foi feita diante de um desastroso de 2010, como este blog sugeria há pouco mais de um ano (link aqui), e que poderia ter evitado uma nova temporada infeliz, como a que vivemos em 2011.

E o futuro, novamente, não é muito animador. Por enquanto, as movimentações do clube não empolgam nem o mais otimista dos torcedores. De promessas a respeito de Nilmar e Montillo, a realidade é que o SPFC se aproxima de contratações como Paulo Miranda (Bahia) e Maicon (Figueirense). Basicamente, mais do mesmo. Dos nomes mais próximos até aqui, apenas o volante Fabrício chega para ser titular.

Não seria a hora de a diretoria, a começar por seu presidente, repensar métodos e estratégias – métodos e estratégias que, se deram certo outrora, desde 2009 têm se mostrado equivocadas e ultrapassadas? Creio que sim. Aliás, se o SPFC não se repensar seriamente, da mesma maneira que fez no início da década passada, corremos o risco de ficar cada vez mais distantes de nossos adversários.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nasce a CELAC

Ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro na capital venezuelana, Caracas, a primeira reunião da CELAC (ver post abaixo). Como vale sempre ressaltar, é um dos passos mais ousados no processo de integração latino-americana e luta contra o imperialismo, porquanto, pela primeira vez na história, todos os países da região se reuniram para decidir seu destino sem a presença (logo, a tutela) dos EUA (e do Canadá), baseados nos princípios de cooperação mútua, solidariedade e justiça social para os povos da região - ou seja, os ideais de Simón Bolívar e dos principais libertadores do continente.

Pude acompanhar, pela internet, a fala de diversos mandatários, inclusive a da presidenta Dilma. Em geral, os discursos foram muito bons. Todos centrados na busca por uma unidade que não sufoque, mas, pelo contrário, seja capaz de respeitar as diferenças de cada país, inclusive no que diz respeito ao posicionamento ideológico de cada governo – o que, obviamente, não é fácil. Contudo, quais serão os desdobramentos práticos, e se esse processo, em curso desde a década passada, irá se aprofundar ainda mais, só com o tempo saberemos. A intenção explícita é essa. Por ora, o que temos, concretamente, é uma declaração geral (intitulada Declaração de Caracas), um plano de ações para o próximo ano, um estatuto preliminar e uma série de moções, a mais importante delas em defesa da democracia na região, condenando qualquer tentativa de golpe na região, inclusive com sanções e, no limite, com a exclusão da Cúpula de algum país que, porventura, ferir suas regras constitucionais. Isso para não falar no já tradicional pedido de fim do bloqueio estadunidense a Cuba.

Abaixo, o link do Ministério de Relações Exteriores do Brasil com os principais documentos que saíram do encontro. Também ficou decidido que, no ano que vem, a CELAC se reunirá no Chile (que, portanto, assume a presidência pro-tempore do órgão), em 2013 em Cuba e, em 2014, na Costa Rica.

Principais documentos aprovados pela CELAC aqui

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais um passo na integração latino-americana

Amanhã, mais um importante passo na consolidação do processo de integração latino-americana, potencializado após a onda de governos progressistas que começou a tomar conta do continente a partir dos anos 2000, será dado. Solenemente ignorada pela mídia, a Venezuela recebe, nesta sexta e sábado, a primeira reunião da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Este organismo reunirá, pela primeira vez na História, chefes-de-estado de 33 países da região. As únicas – e propositais – exceções serão os EUA e o Canadá. Sua missão pode ser resumida nas seguintes palavras, presentes na Declaração de constituição da comunidade, em 2010: o objetivo da CELAC é reafirmar “a necessidade de realizar esforços, com nossos povos, que nos permitam avançar na unidade e na integração política, econômica, social e cultural, avançar no bem estar social, na qualidade de vida, no crescimento econômico e promover nosso desenvolvimento independente e sustentável, sobre a base da democracia, da igualdade e da mais ampla justiça social”.

Nesta primeira reunião, capitaneada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, a previsão é de que os temas ambientais e energéticos serão conformados às questões sociais num documento político, que também contará com a defesa da democracia, com o intuito de proteger os países membros de golpes de Estado e outras manobras anticonstitucionais.

Num momento de grave crise do capitalismo (e, no limite, de nossa própria existência), de recessão em vários dos países europeus e nos EUA, a CELAC, avançando na multi-polaridade, na fraternidade e na luta comum dos povos latino-americanos, pode configurar um polo de construção mais efetiva e aprofundamento de alternativas pós-neoliberais e antiimperialistas, mais do que nunca necessárias para a superação do sistema hegemônico vigente. Aguardemos, confiantes, os próximos passos.

Site Oficial: http://www.celac.gob.ve/
Acompanhe a CELAC ao vivo aqui
Twitter: @CelacVenezuela